Passeio GEAA e Casa do Saber no Circuito Cultural da Lapinha

No dia 22 de maio, adolescentes do Projovem GEAA e Casa do Saber e da Oficina de Comunicação do GEAA participaram de um passeio pelo Circuito Cultural da Lapinha, em Lagoa Santa.

Foi um dia de descobertas de lugares e pessoas que fazem parte da cultura da cidade. O grupo foi recebido pela Marta, responsável pelo Receptivo Turístico da Lapinha. Visitaram o Cafofo Café com Arte, onde foram muito bem acolhidos por Cássia e Maria José e puderam conhecer artesanatos, pinturas e objetos de arte feitos por artistas e artesãos da região. No pátio do Cafofo aconteceu uma produtiva roda de conversas com as pessoas que trabalham ali, que compartilharam histórias e informações sobre a cultura, o meio ambiente, o turismo e o mercado de trabalho nestas áreas. Foi feito um sorteio de quatro atividades de aventura entre os jovens presentes. Após as atividades de lazer, os adolescentes foram servidos de sucos frutas colhidas no quintal. Também ganharam como lembrança uma caderneta do Cafofo Café com Arte feita com material reciclado e estampada com imagens representativas da Lapinha.

Em seguida, visitaram a casa dos doceiros Dona Fiota e do Sr. Gê, onde foram recebidos com muito carinho. Na grande roda de bate-papo realizada na varanda, os jovens perguntaram como é o modo de vida deles e da família e se mostraram muito interessados no trabalho desenvolvido pelos doceiros. Dona Fiota comentou sobre os desafios, as responsabilidades e as alegrias de se fazer o que gosta. O grupo conheceu o espaço onde os doces são produzidos, aprenderam a usar uma balança antiga e provaram o delicioso doce de leite feito por lá!

Já no fim da tarde, foram caminhando até o restaurante e pousada Cantinho da Luci, onde fizeram um lanche com pão de queijo, sucos de frutas típicas e cubú – doce de fubá enrolado em palha de banana. Também no Cantinho da Luci aconteceu uma rodada de conversas. Ficou combinado um retorno à Lapinha, pois não deu tempo de assistir o documentário planejado de ser exibido pelo Receptur da Lapinha e também de visitar a casa de Nadir, artesão local.

Foi um passeio muito rico e produtivo, que permitiu aos jovens vivenciar conhecimentos que já foram e que ainda serão trabalhados nas aulas do Projovem. Eles puderam caminhar pelo território, fizeram observações e anotações relacionadas às temáticas já aprendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *