Nossa história

Foto-Sr-Tito

Quando Tito Lívio Conrado Silva, funcionário público aposentado, mudou-se para o bairro Campinho, em Lagoa Santa, tinha o objetivo de estar mais próximo das populações mais vulneráveis da cidade para ajudá-los com o que estivesse ao seu alcance. Fazia o transporte de doentes e grávidas prestes a dar a luz, oferecia cestas básicas e ajuda financeira para urgências.

Em 11 de fevereiro de 1989, realizou um grande sonho: fundou o Grupo Escola Amizade e Amor. Com recursos próprios, adquiriu um terreno no bairro Palmital e construiu o prédio hoje conhecido como Casa Sr. Tito. O primeiro projeto que funcionou no local foi uma pequena padaria, onde era feito o Pão Forte, oferecido como merenda escolar em várias escolas de região com a finalidade de combater a desnutrição.

Atendendo pedidos da comunidade do Palmital, disponibilizou as instalações do GEAA para que a Prefeitura Municipal levasse atendimento médico ao bairro. Durante muitos anos, dirigiu com um carinho muito especial o Grupo Escola Amizade e Amor. Sr. Tito faleceu em 19 de maio de 2011.

O Grupo Escola Amizade e Amor continua de portas abertas oferecendo oficinas sócio-educacionais de artes e esportes, atendimento psicológico e promovendo a cultura, a arte e a saúde no bairro Palmital.

Linha do tempo

1989: fundação Casa Sr. Tito

1994: Comitê da Cidadania de Lagoa Santa passa a fazer parte do GEAA, inclusive com seus membros como parte da Diretoria, ampliando nossas atividades.

2005: montamos nossa Biblioteca, que rapidamente começou a ser usada por crianças e adolescentes para consultas e para fazer a lição de casa.

2006: iniciamos ações sócio-educativas complementares, com oficinas de Futebol, Percussão, Música, Auxílio na Lição de Casa, Capoeira, Dança, Teatro, Karatê, Artesanato. Todas voltadas para o desenvolvimento das potencialidades das crianças e dos adolescentes, visando a promoção social, o fortalecimento da autoestima e o desenvolvimento social.

2009: firmamos convênio com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, para a manutenção de diversas oficinas sócio educativas, um núcleo do Projovem Adolescente do Governo Federal e a instalação de um Telecentro comunitário para Inclusão Digital.

2011: aprovamos um projeto de capacitação para o mercado de trabalho, junto ao CMDCA de Lagoa Santa (recursos do FIA – Fundo da Infância e Adolescência), que teve duração de setembro/2011 a julho/2012.

2012: renovamos o convênio com a Prefeitura Municipal, para a manutenção das oficinas sócioeducativas, do Pro jovem Adolescente e do Telecentro.

2013: firmamos uma parceria com a Conviver Saber Social, com o objetivo de fortalecer o atendimento à população do bairro e à nova população que estava para chegar, com a construção do Condomínio Bem Viver pelo projeto do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, que trouxe 620 novas famílias para o bairro.

2014: formamos uma equipe multidisciplinar com o objetivo de atender as demandas e mudanças no bairro. Estamos atuando no atendimento às famílias, com visitas, diagnósticos, encaminhamento para a Rede Municipal e particular voluntários.

2015: estamos trabalhando na formação de uma Rede Comunitária, com o intuito de levantar as demandas do bairro e fortalecer a comunidade para a busca de soluções.