Projeto “Vestindo a saia – Transformando a Comunidade”

Projeto Vestindo a Saia

Com o objetivo de criar no bairro Palmital, um Núcleo de Mulheres Transformadoras, mobilizamos as lideranças femininas já conhecidas pela Organização para que as mesmas fomentem a participação de outras jovens mulheres (com idade entre 13 e 18 anos). Juntos, nos propomos a mapear os ambientes no bairro onde as mulheres podem incidir de forma mais impactante no combate a violência doméstica e não doméstica. Vamos construir um ambiente para ouvir as jovens mulheres vítimas de violência para juntos propormos ações que sejam, de fato, transformadoras da realidade. Nosso foco é buscar oportunidades para o exercício da cidadania plena de cada uma delas com segurança e garantia de seus direitos e também criar condições de empreendedorismo e geração de renda para essas jovens mulheres.

O bairro Palmital desde 2014 tem sido palco de muitos e diversificados desafios. Se por um lado, resolve-se um crônico problema de moradia, de outro lado, trouxe com o conjunto habitacional Bem Viver todos os tipos de violação de direitos para bem perto de nossos olhos. Hoje vemos entre nossos educandos o uso e tráfico de drogas, a prostituição, e a recorrentemente a violência contra a mulher/menina/jovem e adulta.

Esse fator, especialmente, chamou nossa atenção e decidimos encará-lo de frente. Empoderar adolescentes e jovens mulheres para assumir sua condição feminina até as últimas consequências e, empoderadas, criarem um núcleo de mulheres transformadoras no bairro.

Essa proposta se justifica pelos números alarmantes de violações que, todos sabemos em nosso município, acontecem no bairro Palmital e em especial no Conjunto Bem Viver. Atenderemos adolescentes entre 13 e 18 anos e sempre que necessário serão atendidas também suas mães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *