Projeto “E CriançA – ECA – Um Estatuto que está Vivo”

Nosso objetivo com esse projeto é fazer cumprir o artigo 227 da Constituição Federal e o Artigo 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Criança atendida na Casa Sr. Tito com o rosto pintado

Acreditamos que é impossível realizar um projeto sócioeducativo com crianças e adolescentes sem vinculá-las cada vez mais e fortemente às suas origens familiares. Por melhor que sejam os desempenhos e resultados dos projetos e ações a serem empreendidas, é preciso envolver as famílias, para tratar de forma efetiva as causas que levam a criança e o adolescente a se encontrarem em situação de risco e, ou vulnerabilidade pessoal e social. A família é e continuará sendo para a criança e o adolescente o ponto de referência para a construção de uma vida valorosa e feliz.

Está provado cientificamente que uma criança que convive num ambiente familiar saudável apresenta grande diferença, para melhor, na aprendizagem e na conquista de seus sonhos mais simples. Não é a situação de pobreza, mas sim a situação de desamor e de desrespeito, a insegurança e o medo, o abandono e o descaso, que determinam se uma criança saberá se relacionar consigo e com o outro de forma integradora e pacífica.

Desejamos fortalecer todos os vínculos das crianças e adolescentes atendidos no GEAA com sua família e assim garantir que os demais pilares propostos resultarão em beneficio consistente para um futuro humanizado e feliz para todos.

Movidos por essa responsabilidade de prover uma vida feliz e integrada para as crianças e adolescentes, o GEAA se propõe a colocar a família como um dos pilares centrais de sua proposta educativa. Conhecer a família, saber de suas reais condições de vida, suas dificuldades e potencialidades, fortalecê-las, formá-las, dar oportunidades de se empoderarem emocional, cultural e economicamente, através da implantação de ações, cursos e projetos está nos planos do GEAA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *